sábado, 2 de outubro de 2010

Roma, do Coliseu ao subúrbio...

Minha chagada em Roma não foi nada cinematográfica, estava chovendo, muito frio e sem contar a espera de 4 horas no aeroporto de Lisboa seguido de um avião cheio de italianos da melhor idade me oferencedo biscoitos e falando como se o mundo fosse acabar naquele dia...viajar com milhas é preciso muita força de vontade e pouco dinheiro...uma coisa que aprendi viajando é evitar certos tipos de expectativas em lugares famosos, todas as cidades tem suas mazelas e Roma não é diferente, acho que a principal delas é o caos urbano, uma dica: nunca aluguem carro em Roma (mesmo que seja de graça)...brincadeiras a parte e voltando ao principal objetivo, com  a ajuda do nosso querido TripAdvisor  selecionamos o hotel Artemides que por sinal é muito bom, a localização e o preço são suas vantagens, apesar da hora, guardamos as malas e seguimos em direção ao restaurante mais próximo, nunca fui de escutar sugestões de concierges, porem o momento a fome e a chuva me fez tomar essa atitude, o que me impressionou foi que o carinha do hotel mandou bem e comemos uma boa pizza de alicci, o que percebi naquele momento é que a gastronomia é coisa séria para o romanos, saimos do restaurante e andamos pela Via Nazionale em busca de algo que mudasse nossas vidas naquele momento, e então de forma mágica e crescente em umas das transversais vimos aquilo que nem a maior expectativa é pouco para o tão lindo Coliseu, grande, iluminado e único. 


Café na escada é cult
 Novamente a caminho do Coliseu.

 Cada vez mais perto...
 Mudanças geográficas e demográficas na bota da Europa.
na tentativa
#cliche
 As barracas de lanches são bacanas e tem de tudo um pouco, estão por toda cidade.
 Eles estão reconstruindo o piso principal.
 Sinto falta de pessoas estranhas

A coxinha deles

 #cafona
 pega grindo

Feiras de rua são sempre bem vindas, alegram o dia.

 Ventrilocos de todos os tipos, Pinocchios e bruxas são os mais procurados.

A feira estava ótima, só mesmo o papai noel que estava meio pra baixo.
 Ambulantes, não são privilégios só nosso...


 eu curto
bem melhor que a foto

Depois de um dia intenso, e de muitos passos pela cidade, seguimos em direção de um bom restaurante romano, e para isso não pesquisamos em blogs muito menos perguntamos para alguém, fizemos o exercício de percepção e distinção de gringos e locais, resultado: a melhor beringela a milanesa da minha vida, confesso que quando pedi pensei que fosse um bife a parmegiana, mas não me decepcionei e ao som das vozes vibrantes de italianos bem vestidos e um bom vinho, tivemos um dia maravilhoso...desculpe mas não tirei fotos do restaurante pois gosto de me sentir como um local no seu devido cotidiano...
Toda cidade que visito tento andar contra pontos turísticos, restaurantes americanos, shoppings e etc... Então decidimos conhecer o que seria a lapa do Rio de Janeiro, fica bem no subúrbio de Roma, onde pessoas vão para comer, beber cerveja e conversar sobre o dia, mais nada.

 Pequenos bares e cantinas com bom preço.
 Rosbife dando sopa no balcão.
 Marcenaria de brinquedos, todos os tipos de Pinocchio.



 As vielas são lindas e românticas.
 Fiat 500, first one
 Parece que tenho 2 metros de altura...
 Boa cerveja, bom café e azeitonas viciantes...
Dia seguinte: Vaticano, aguardem...

2 comentários:

Anônimo disse...

Diferente de vc, fui em uma época ótima, calor, clima bom, mas em compensação a cidade estava lotada!
abs!
parebéns pelo blog
Leandro Martins
SP

Anônimo disse...

Fala Edu, Roma realmente é encantadora. Fui na mesma época que você só que em 2008. Voltarei com certeza e parabéns pelo blog...tá levando jeito pra coisa...

Abraços Leandro " Margi "