domingo, 26 de setembro de 2010

Uma Paris sem cliches...

Esta foi minha segunda vez em Paris, e prometi para mim mesmo que seria bem diferente da primeira (não que a primeira tinha sido ruim, até por que foi minha lua de mel...), é o mesmo roteiro dos gringos no Rio: Corcovado, Pão de Açúcar, praia de Copacabana e um almoço no Porcão Rios. Para fazer a diferença em Paris, li blogs descolados, revistas especializadas mas nada é melhor que ter um primo trabalhando e fazendo faculdade de gastronomia na cidade, Ricardo é o nome dele, quando cheguei a Paris, fazia -8c, e é claro que fiquei apreensivo, já minha mulher ficou em estado de choque, como de praxe quando algo não está programado, ficamos em um apartamento no Marais (o leblon de Paris), e nosso primeiro encontro foi no café Angelina, que por sinal é o melhor chocolate quente que já bebi, também melhor que o da cafeteria da minha mãe em Copacabana (desculpa novamente mãe!!), faltando alguns minutos para fechar o café, e enquanto Ricardo apresentava e simpatissisima namorada dele Claire para minha mulher e meu sogro na mesa, percebi pequenos vultos passando pelo chão do último salão, achei estranho, e continuei olhando, foi quando me deparei com dois camundongos levando um pedaço de pão para o buraco na parede, parecia filme... comuniquei a mesa e claro que a única pessoa que ficou surpresa com o fato foi minha mulher, e então não contente com a falta de atenção que tive naquele momento, esperei a atendente chegar com a conta me abri para ela esperando um grande abraço de conforto, mas o que tive da boca dela foi: "bem vindo a Paris".


  Acreditem! o apartamento era bom...

Ainda mais linda depois da limpeza das pedras, Notre Dame.

Fizemos um roteiro lá mesmo, em sentindo a Champs-Elysées, para comprar cápsulas de Nespresso, e seguimos em busca dos verdadeiros macarons chez Ludurré... depois deixamos meu sogro em casa acabamos fazendo um esquenta lá mesmo, e claro fomos ao bairro de Saint Germain du Pres, pois é um lugar com bons bares e boa comida, infelizmente não tenho fotos do bar, pois naquele momento eu me sentia um parisiense, livre e e bastante bêbado, e andar com máquina fotográfica seria derrota total, minha mulher não gostou de me ver livre e sem máquina, mas como dizia Pedro Bial:"...toda mulher é chata e todo homem é bobo...", felizmente é verdade!


 Eles odeiam fotos, parecem ser os mesmos funcionários do Louvre.
 Sabem fazer doces como ninguém...





Quando acordei minha mulher me disse que combinei com meu primo um jantar na casa dele que fica em La Defense, que é a parte onde pessoas mortais e realistas moram em Paris, então seguimos ao único museu que realmente gostaria de visitar o D'orsay, é lá que está grandes obras de Van Gogh, e foi lá que me emocionei com aqueles quadros melancólicos, o museu é bacana e vale apena conhecer, depois fomos no subsolo de lojinhas do Louvre e lá me deparei com uma loja Mac, o que mexeu comigo pois já tinha um Iphone e precisava (precisava?), de alguns acessórios...quando percebi que já era hora de pegar o metrô e seguir para a casa do meu primo, o bairro de La Defense parece NY, mas na rua que ele mora é bem residencial com vendinhas de frutas e peixarias, o apartamento é muito bacana e é claro que fui recebido como um legítimo francês, com direito a menu degustação, Perrier liberada, queijos maravilhosos e um belo vinho, preciso mencionar que nunca morri de prazeres por costela de cordeiro e nunca tinha experimentado vieiras (no Rio isso é mais caro que a viagem para Paris), e foi lá, na casa de Ricardinho que tive um encontro com estes pratos, e foi Ricardinho que me fez mudar de idéia, as vieiras estavam fantásticas muito macias e suculentas, a costela de cordeiro tinha uma redução que não sabia explicar mas que estava com sabor maravilhoso...Adorei esse dia, foi divertido e muito agradável...tirando o fato que eu era o único que não falava francês e fiquei ouvindo Jorge Benjor no meu Iphone por alguns momentos em que o corpo não falava mais...



 D'orsay
 Não rola


 Vieiras grelhadas com chuchu
Cordeiro com redução de cogumelo Paris
 Ricardo e Claire vou tentar fazer algo parecido pra vocês aqui no Rio, Merciii!!















4 comentários:

Anônimo disse...

Angelina com ratos???
não acredito!!!

Anônimo disse...

Apesar dos ratos também achei o café delicioso!!!

Anônimo disse...

PARABENS PELO BLOG ,ESTAS DICAS VÃO SER UTEIS NA MINHA PROXIMA VIAGEM PARA EUROPA.POSTE MAIS !!!!

Anônimo disse...

Edu, muito obrigado pela indicação do macaroon do Lauderee! Nota 10! Segue outras recomendações para sua proxima viagem: sopa de cebola e dobradinha au pied du couchon, la patisserie des reves - mil folhas, bar do hotel costes e omelete de La Mere Poulard em Mont Saint Michel. Para um gourmant como nós, imperdível!
Bruno Maria Paula