quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Um lugar pertinho de Itaipava

Não existe nada melhor em um feriadão chuvoso que ir para uma fazenda não tão distante em uma região linda, simples e com o verde mais vibrante que já vi...estou falando de um lugar chamado Fazenda Hortelã em Secretário, fica pertinho de Itaipava (Campos do Jordão carioca), um lugar bucólico mas cheio de coisas interessantes, começando pela nossa vizinha a Fazenda Humaitá produtora de geleias, chutneys e molhos como por exemplo o siciliano que dispensa comentários... no centro de Secretário encontra-se o mais famoso açougue Shalom, o mais famoso da região, Chiquinho sempre de bom humor dando sugestões e indicando a carne mais fresca, foi lá que comprei o lombo de porco mais saboroso que já fiz.
A fazenda Hortelã é uma aquisição recente do meu Sogro (ele merece muito mais que esse "S"), consiste em alguns hectares, 5 cavalos incluindo um potrinho chamado Chuva, galinhas, patos e uma horta de legumes e temperos sem produtos químicos, e claro o meu cachorrinho border colie Kiko... foi um grupo grande para lá mais o que fez diferença mesmo foi nossos filhos que se divertiram até o limite de nossos nervos.
Claro que uma fazenda dessas tive que me preparar para colocar em prática o pouco que sei sobre cozinhar ou melhor o tanto que gosto de cozinhar, o menu foi bem brasileiro: Carne assada ao molho de vinho e tomates com batatas coradas e no segundo dia a clássica feijoada, entre umas e outras sempre têm um tomate cereja colido na hora temperado com azeite e sal de tira gosto, lembrando que um tomate sem agrotóxico  é doce e sem acidez ...

 Tomates cerejas colhidos do pé com salsa, azeite, sal e uma Antártica Original...

 Teve gente marcando presença ao lado da geladeira, o inventário das cervejas era online, ontime e fulltime...

 Antonia, Kiko e eu...
Feijoada com pedacinhos de abóbora.
 Carne assada na panela com tomates cereja, vinho e batatas.



Estes são os responsáveis por fazer nosso feriadão tão feliz e digamos...um pouco dinâmico.

Quando estava escrevendo este post, lembrei de uma cena em "Comer, rezas e amar" onde um italiano conhecido de Julia Roberts faz a seguinte pergunta em uma mesa de almoço em Roma: qual é a sua palavra?
E ela responde: escritora.
Ele pergunta novamente: isso é o seu trabalho agora me diga qual a sua palavra?
E ela com muita dificuldade não consegue responder uma pergunta que aparentemente é simples... este parágrafo não têm nenhum sentido quando se lê este post, mas o que poderia dizer é que foi nesta curta e simples viagem que me fez pensar em qual seria minha palavra...estou em busca dela...

3 comentários:

Anônimo disse...

Tambem estou pensando na minha!!
bjus LAURA.

Anônimo disse...

Eduardo, gostei do blog. Só li 2 posts e achei bem legal. Depois vou ler mais. Parabens! Continue escrevendo, vc leva jeito pra coisa. bj Pat Riccioppo

Anônimo disse...

Realmente a fazenda é maravilhosa...dá para sentir o clima agradável somente pelas fotos...a comida parecia apetitosa...tudo isso, temperado com família e amigos deveria deixar qualquer um satisfeito...devem ter sido dias maravilhosos.