domingo, 17 de abril de 2011

O despretensioso Galeto 183 bem no centro do Rio

Meu trabalho resumidamente é visitar clientes em todo Rio de Janeiro, e isso têm algumas vantagens, uma delas e conhecer lugares não muito conhecidos pela maioria, e desfrutar de sabores diferentes do comum, apesar do Galeto 183 estar  localizado bem na rua do Sant`Ana, 183 Centro do Rio, ao lado da redação do O Globo, confesso que nunca tinha ouvido falar do tal, uma amiga, cliente de todos os dia do Galeto,  me convidou para um almoço corriqueiro há alguns meses atrás, lembro exatatamente do que comi, uma costela bovina com batatas e agrião, até hoje lembro deste prato, outra coisa que também não sai da minha cabeça é a torrada de alho com manteiga, apesar de ser algo muito simples, nunca comi nada parecido em outro lugar. O Galeto 183 é um restaurante botequim onde tudo é muito apertado, o que acaba sendo divertido, outro fator não muito bacana em dias de verão é que lá é bem quente, mas em contra partida as pessoas são calorosas e o serviço é nota 10, mas o que mais impressiona é a proprietária dona Ana, sempre muito bem arrumada e alegre, o seu trabalho no restaurante não é cuidar da cozinha e muito menos do serviço, o que ela gosta mesmo é ir de mesa em mesa e perguntar como está a comida, e claro aproveita para bater um papinho como todo bom carioca, dona Ana é uma guerreira apaixonada pelo que faz, acorda às 6:00 da matina, e pega todos os dia o ônibus da Tijuca para o Centro e é sempre a primeira a chegar no seu restaurante como se todo dia fosse um dia diferente, o que na verdade é.

 Sempre cheio, sempre com filas.



 Dona Ana tirando o chope faz toda a diferença.

 O suco de côco, é batido com a água e a gordura do côco.



 A maravilhosa torrada de alho com o viciante suco de côco.

O cardápio do Galeto 183 é bem interessante, na verdade é um exemplo para muitos restaurante de como tratar seus clientes,o que seria impossível para muitos estabelecimentos por aí, vocês vão saber o por que disso logo logo... em cada cardápio existe uma carta escrita a mão pela própria dona Ana, a partir dali conseguimos entender o por que de todos os dias ela nos contagia com a sua vibração e carinho, a carta resume o tão quanto cada freguês é importante para ela com palavras muito sinceras. No seu cartão de visita consta: "Nossa meta é fazer de cada freguês um amigo." na minha simples conclusão, a diferença do Galeto 183 para qualquer restaurante da cidade, é que ali não é um negócio, ou estabelecimento ou qualquer coisa comercial que se abre quando se tem algum dinheiro, aquilo lá é a vida da dona Ana, e cada freguês têm sua história guardada por ela, como grandes amigos.


Carta escrita a mão, feita com todo carinho, no qual eu retribuo!
bjos guerreira!

6 comentários:

Anônimo disse...

achei ótimo o seu post sobre o galeto da Ana, também sou cliente de longa data, até por que trabalho quase em frente, no globo. parabéns beijos Lucy.

Cydia de Souza disse...

Edu, eu adoro este botecos. Tem as melhores comidas. e voce como sempre retratando nossa cidade como ninguém.
Parabéns!

murilo silva disse...

donana não tem e nem precisa de comentário, e para conhecer só indo lá e participar da grande e maravilhosa família galeto... 20 anos que lá frequento e cada dia está melhor.

Anônimo disse...

Dona Ana,por favor,o verão está chegando,coloca um ar condicionado,tira o escorpião da bolsa!!!!!risos...

washington disse...

Ana ,pegando onibus?Pensei que o Galeto dava lucro.
kkkkkkk

Anônimo disse...

Dona Ana e fora de serie
Moro em frente ao restaurante dela !
As 6 da manha ela já esta abrindo o restaurante ! Kkkk

Ambiente lindo
Parabens pelo o requinte e bom gosto !
Julio Botelho !!