terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bar Amendoeira, pérolas do subúrbio do Rio...

Acho que não é segredo pra ninguém que sempre busquei lugares de comida boa de preço justo, e obviamente que quando percorremos o subúrbio do Rio, esses lugares aparecem constantemente, sempre ouvi falar do bar Amendoeira, porém nunca tive um convite efetivo que me fizesse ir em Maria de Graça e experimentar o que aquele bar têm de melhor, e hoje eu mesmo fiz um convite pra mim mesmo e obviamente que não foi em vão... Começando pelo serviço onde o garçom olhou pra mim e perguntou como se eu fosse um frequentador assíduo: "Vai de Peixe?" Olhei pra ele rindo e perguntei se a carne-assada estava boa, e aí o figura me responde: "o pessoal não têm reclamado não...", gostei da resposta dele e fui de carne-assada acompanhado de tudo aquilo que conhecemos, porém no Amendoeira, as coisas mais simples são as que mais surpreendem, começando pelo feijão (melhor que o da minha avó, e melhor que o da sua também), o arroz é saboroso e discreto, a farofa de ovo é molhadinha e amanteigada, a batata frita não é congelada e sequinha e claro, a carne-assada é a melhor que já comi...e é mesmo!

 A linda amendoeira deu nome ao bar

 Apesar de estar fora do eixo dos bares da zona sul, sempre foi reconhecido.

 A batata frita não é congelada, uma coisa cada vez mais rara..


Carne assada, a melhor.

Os prêmios são expostos com orgulho, e não são poucos..

Com o crescimento das cadeias de bares e restaurante, cada vez mais é possível perceber o excesso de criatividade dessas redes e a falta de boas práticas gastronômicas, para se produzir de forma rápida, prática, sem perdas e com baixo custo, é preciso ingredientes nada agradáveis, como por exemplo aqueles temperos prontos cheios de sódio onde aquele feijão congelado ganha cor e densidade e claro que, o prejudicado é nosso paladar, que se perde com o tempo e a prática dessas refeições... Não achem que esses temperinhos são privilégios somente de cadeias hoteleiras, quase todos os restaurantes se utilizam desses subterfúgios.. Porém fico feliz de saber que bares como o Amendoeira, ainda não se renderam a essas técnicas nada agradáveis, como sei que eles não utilizam?? É só experimentar a comida deles, vocês vão se ver almoçando com seus avós.. e pra mim, a melhor comida do mundo é aquela que te faz lembrar da infância...

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, adorei a forma como escreveu sobre o Amendoeira, almoço lá com meus pais todo sábado, e fiquei feliz de saber que pessoas como você ajudam e manter a imagem de restaurantes como o Amendoeira, abraços!!! Julia Azevedo.

Anônimo disse...

Edu, esqueceu de comentar que seus amigos Tony e Márcio estavam com você neste momento de prazer gastronômico... rsrsrs

Gostaria também de postar o meu comentário sobre o delicioso contra-filé que comi neste dia. Estava macio e suculento. Confesso que me supreendi com a comida devida as aparências do local. Mas logo fui percebendo que é bem frequentado e o ambiente agradável.

Recomendo e com certeza voltarei para experimentar outros pratos.

Abraços,
Tony