segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um dia lindo em Santa Tereza...

Desde alguns anos Santa Tereza é o bairro que mais passa por transformações no Rio de Janeiro, mudanças que não têm nada a ver com questões estruturais ou empreendimentos imobiliários, estou falando de pessoas. Há muito tempo que Santa Tereza perdeu seu status de bairro nobre, quando os ricos da região central do Rio fugiam da epidemia de Febre Amarela, construindo suas casas grandiosas de arquitetura francesa no bairro de proximidade porém bem alto, na verdade o bairro surgiu mesmo apartir do Convento de Santa Tereza, e em seguida os burguesada se instalou lá, apartir de 1880 iniciou uma das transformações mais interessantes que já conheci, os ricos migraram para novos bairros da zona sul, enquanto que pessoas ricas de outras coisas passaram e ser moradores de Santa Tereza, artistas, musicos, artezãos, escritores, europeus, cozinheiros... enfim pessoas que moldaram Santa Tereza e fazem com que hoje seja o bairro mais charmoso, criativo, politizado e simples do Rio de Janeiro.


Entrada do bairro pelo Largo dos Guimarães.

Uma boa feijoada sem frescura ao som de jazz ou bossa no Marcô.


Em qualquer pequena janela se vê uma grande vista.

O cotidiano de Santa é diferente..

Ela fica ainda mais linda em Santa.



Artesanatos de pouco luxo e muita história.



Essa foto teve que ser tirada de lado, o dono cobra direito de imagem dos tomates..

A politização sempre existiu, mas nem sempre da melhor forma possível..

Bar do Mineiro

O viciante pastel de feijão!

Trouxinha de carne-seca com molho cítrico, pedido obrigatório!

Gostaria de deixar aqui os meu sincero pesar pela que aconteceu em um dos principais símbolos de Santa, e que essas pessoas atingidas nessa tragédia superem tudo isso da melhor forma possível...

Santa Tereza sempre fez parte da minha vida em alguns momentos, voltei ao bairro faz poucos dias, e confeço que somente dessa vez tive e verdadeira vontade de escrever alguma coisa, não que o bairro não mereça, pelo contrário,  mas pelo que vivi naquele dia, um dia simples, bonito e inesquecível... Muito obrigado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei seu post!!! Realmente o bairro de Santa Teresa é lugar mais simples e charmoso que eu conheço, e contar que nos tempos de hoje esses dois adjetivos cada vez mais estão distantes. Beijos! Bruna.