sábado, 25 de setembro de 2010

Em busca do mercado municipal de Florença...

Florença é uma cidade encantadora, estive em Janeiro de 2010 com minha mulher e nosso principal objetivo de conhecer o famoso mercado municipal de Florença, mas antes precisei achar o hotel Axial que fica na Via dei Calzaiuoli 11, umas das principais ruas e a de maior burburinho (recomendo!!!), estava chovendo e minha mulher só reclamava até que achei um lugar que era minha cara, um boteco de 3 m de largura que vendia sanduiche de mortadela e um copo de vinho da casa por 3 euros, e ali fiquei por algumas horas reparando cada casinha da ruela que estava, esquecendo completamente do hotel e com as malas pegando chuva, minha mulher esqueceu também, era dia de Reis em Florença, a cidade estava cheia e muito enfeitada com búfalos gigantes, banda de músicos e muita alegria mesmo com o tempo não ajudando, ali eu percebi o quanto nós cariocas somos dependentes do tempo...finalmente achamos o hotel e que na verdade estava de frente ao bar do pão com mortadela.





Guardamos nossa malas, e fomos conhecer o dia de Reis e tomar o sorvete mais famoso do mundo...o problema de Florença ser conhecida pelo melhor sorvete do mundo é que todo mundo acha que faz o melhor sorvete do mundo em Florença, e para solucionar este fato, nada mais simples que perguntar para um local...confesso que não achei lá essas coisas, por isso nem vou postar fotos e muito menos mencionar o nome do lugarzinho, mas o dia de Reis estava realmente divertido, ri muito com aqueles búfalos e pessoas carecterizadas, quando vimos estávamos em cima da ponte Vecchio, que têm uma história bem bacana (entrem no Wiki), e claro que num lugar romântico como aquele, preparei uma surpresa para minha mulher e comprei um anel de ouro para ela e entreguei em cima da ponte, seguido de um belo jantar no restaurante moderninho Golden View que apesar de ser bem diferente da paisagem, a comida era boa...





 as vezes né..

Alicci de pizza

Só a foto ficou ridícula

Depois de alguns vinhos e vodka, fomos para o hotel cambaleando, sorte do hotel estar perto... Dia seguinte finalmente voltamos ao objetivo principal da viagem e seguimos em sentido Mercado Municipal de Florença, antes de escrever qualquer coisa sobre este mercado preciso dizer que sou um amante da culinária e o mercado municipal para mim é o mesmo que a Disney para minha filha ou um Sawgrass para minha mulher. A sensação de ver Magic Kingdom pela primeira vez, foi a mesma quando entrei no mercado, e quando vi aquelas pilhas de queijos grana padano gigantes, presuntos parma pendurados, compotas, azeites, alicis e pela primeira vez na minha vida cheguei perto de uma trufa inteira, minha mulher acha legal, mas percebi que ela ficou mais feliz por mim...foi quando me deparei com uma placa de carro pendurado na parede de uma das vendinhas dizendo: "Corcovado - RJ", achei que estava em casa e me abri para aqueles vendedores dizendo que da minha casa quando abro a janela vejo o Corcovado foi quando eu recebi uma atenção surpreedente e calorosa do dono da banca (ser carioca as vezes têm algumas vantagens), resumidamente não precisei almoçar e um momento mágico foi ter experimentado a tão sonhada trufa, o que por sinal foi parecida com a história do sorvete...gastei 100 euros em presunto parma , grana padano, azeites e latinhas de alici, tudo embalado a vácuo e pronto para levar para o Rio.

Parma!
 Nada parecido.
 O dono da banca que ama o Rio e me fez feliz.

 Queijo de Cabra envelhecido, vai bem com creme de balsâmico.
 Trufa negra, uma iguaria de muita expectativa...

 O mercado é simpático e rico de produtos pouco comuns no Rio.
Enfim, Florença é lindo quando estiver pela Itália não deixe de ir, sempre vou ter lembranças desta cidade com experiências gastronômicas maravilhosas, pessoas calorosas e vibrantes e claro não posso esquecer de dizer que foi lá que comprei meu primeiro Iphone desbloqueado em uma loja de judeus.

2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM!!!!
Adorei sua viagem...e adorei Assis!

Anônimo disse...

Também comprei meu Iphone em Florença, mas foi na própria apple.